Tire o sapato, sinta-se livre!

Todo mundo tem alguma mania quando chega em casa, e a grande maioria delas gera um sentimento de libertação. Eu conheço gente que a primeira coisa que faz é tirar a roupa e colocar um pijama, outras é tomar um banho e por uma roupa confortável e também têm aqueles que tiram os sapatos. Todos vocês ao fazer o que gostam aposto que dizem (ou pensam): AAAiii que delicia é chegar em casa! Esse prazer está relacionado ao fato de que a sua casa é o seu santuário, e portanto, por que não mantê-lo limpo por mais tempo e fazer com que ele tenha uma vida útil mais longa? Tire o seu sapato agora e venha comigo nessa viagem.

Porque os asiáticos têm o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa?

Sempre achei interessante mas nunca parei para pesquisar. Eles tiram os sapatos antes de entrar em casa, primeiro, por uma questão higiênica. Não sei se vocês já tiveram a oportunidade de visitar a casa de alguém ou algum lugar público que têm essa cultura, mas em quase todos os ambientes têm um espécie de tatame, as mesas são baixas e normalmente as pessoas se sentam no próprio chão em esteiras ou almofadas entre outras atividades que são feitas no solo ou muito próximo dele. Por esse motivo, é claro que eles prezam pela limpeza perfeita da casa.

Outro motivo, é que eles buscam a preservação máxima dos seus bens / objetos. Se você parar pra pensar, uma pedrinha que está presa no seu tênis pode fazer riscos irreversíveis no piso.

E outra razão é a superstição. É comum nessas residências que as pessoas tenham altares por sua religião ou pelo feng shui. Isso faz com que a casa seja um templo sagrado, e os sapatos considerados objetos sujos e impuros que podem ofender os seus deuses ou ancestrais que protegem a família.

Eu encontrei um outro porquê que está ligado com o que eu disse no começo desse post. Esse costume sinaliza ao corpo e à mente o momento de transição entre o stress do exterior para a paz do lar. É uma cultura MUITO interessante!

Benefícios

Higiene

Em 2008, Charles Gerba fez um estudo com um tipo específico de sapatos. Mas a conclusão é que em 2 semanas de uso, os mesmos continham mais de 400.000 bactérias e que elas sobrevivem na sola durante uma longa distância. Se tiver interesse em ler o artigo, segue o link. Sempre tem aquele que vai falar “mas é bom ter contato com bactérias”, ok, é importante pro nosso metabolismo para criar anticorpos, mas como disse Jackie Damboragian, é uma medida preventiva já que você está o tempo todo exposto a elas. Além disso, também é possível evitar a entrada de toxinas em casa como pesticidas, chumbo ou matéria fecal – eca!. Com o hábito de não usar sapatos em casa é possível reduzir em até 85% da quantidade de sujeira (o.o).

Consciência ambiental

Com os dados acima, concluímos que existe muita sujeira no piso, as invisíveis a olho nu e também as visíveis. Isso exige que a casa seja limpa mais vezes, com um consumo maior de produtos de limpeza. Já sabemos que podemos evitar né, então por que não reduzir o consumo desses produtos? Sem nem falar do carpete né. Chato de limpar, e nunca está 100% limpo porque ninguém esfrega todo dia e alguns carpetes até tem uma certa altura que a sujeira entra e é muito difícil de alcança-la.

Já parou pra pensar que usando sapatos em casa, além de desgasta-los você também desgasta seu piso e tapetes? 

Benefícios de andar descalço

Eu pessoalmente amo andar descalça, sem nada mesmo. E no inverno, se não está muito frio, prefiro só a meia do que usar pantufa. Mas existem estudos que dizem que andar descalço é saudável e estimula 5000 pontos da reflexologia. E também reduz a chance de você ter doenças no pé, já que ele está respirando e não está em um ambiente fechado e úmido.

Como começar

  • Deixar um banco onde seja possível sentar para tirar/colocar os sapatos.
  • Comprar sapatos confortáveis para usar somente em casa, um para o verão e outro para o inverno. 
  • Se você tem vergonha de pedir aos convidados que tirem, é só deixar outros pares de sapatos em um espaço específico para isso e bem visível. Assim todos verão. E deixar uns pares específicos para esses casos já que as pessoas tem vergonha ou meia furada mesmo.

Minha experiência

Eu comecei com isso quando fui morar com meu namorado e dividíamos o apartamento com outras pessoas. O piso era muito escuro, horrível para limpar, além de que a cidade em específico tinha algo no ar que as coisas sujavam muito rápido. Então decidimos colocar essa regra para ter que limpar menos vezes, porque senão era 2x ao dia. Foi difícil fazer com os outros respeitassem, mas desde o começo além de ter os sapatos organizados na frente da porta bem visível sempre dizíamos carinhosamente “gente, aqui em casa nós não usamos sapatos. Se você quiser, podemos emprestar alguns extras que temos˜. E pronto. Era necessário uma vez pra que todos soubessem que lá não podia entrar de sapato. E é muito engraçado porque uma vez que você faz isso, não consegue mais usar sapato e é estranho entrar em casas que podem.

Amo e super indico!

Espero que tenham gostado.

Mil beijos.

Fontes

yahoo.com/makers

http://www.treehugger.com

shoesoffatthedoorplease.blogspot.com

http://mabelkwong.com/

http://www.ecycle.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s